Crionças

Uns com 20 poucos anos. Outros ainda não completaram duas décadas. Todos na infância da vida adulta. Nessa fase, brincamos com o futuro. Escolhemos profissões pra vida toda. Amores são transformados em “histórias sem fim'’. Eles estão começando. Eu, reiniciando. Ao voltar pra casa, fiz novos amigos de infância.

Nesse ano tão desafiante, suas qualidades se tornaram ainda mais superlativas. Muitos trabalham à noite. Na sala, sequer bocejam. Estão ocupados sonhando. Outros enfrentaram doenças. Fragilizados, nunca frágeis. Eram capazes de oferecer apoio. Há pacientes que nos curam. Nessa sala com tantas pessoas especiais, escolhi algumas para representar a grandeza da turma.

Minha ‘filha’ Carol é meu tipo preferido de pessoa. Ela não faz tipo. Falar "verdades”, por si só, não é uma virtude. Muitos se escondem no manto da sinceridade para serem grosseiros. Você é sua. Por sorte, é nossa também. A covid-19 pode ter tornado sua audição sensível, mas você nunca é insensível. Não tem filhos, mas seu coração é de mãe. Carol luta, mas nunca reclama. A busca pelo saber é maior que qualquer empecilho. Nesse período em que você não tinha um livro pra tocar, quem nos tocou foi você.

***

Por vezes, ficamos inebriados pelo tamanho do mar, mas esquecemos que é o vento litorâneo que enche nosso peito de ar e faz nosso cabelo dançar. Minha amiga Lyjarha é nossa brisa particular. De dia, cuidava do pai. À noite, assistia aulas gravadas. Lyjarha nunca falta.
***
Foi um ano cansativo, mas nossas representantes de turma (M&Ms e Nathália) não se cansaram de nós. Graças a elas, estamos de pé. Espero que consigam escutar, meninas. Há mais de 40 pessoas aplaudindo vocês. De pé.
***
Entre flores, fui espinho. Ignorante, imprudente e sem graça. Nesse dia, o ‘merda’ fui eu.
***
2020 é um ano para esquecer. Mas não rasgarei as páginas do calendário. Todos os dias contam. Todos os dias, contei com vocês.

Na metade do curso, estamos inteiros. Há dois anos, eu os vejo crescer. Mesmo diante de tantos desafios, o coração deles não envelhece. Ontem, hoje e sempre. Crionças.